Mentalidades #02

Isaac Newton Óleo sobre tela por Sir Godfrey Kneller National Portrait Gallery, Londres. “Se enxerguei mais longe que outros homens, foi porque me ergui sobre ombros de gigantes.” Trecho da carta de Sir. Isaac Newton ao cientista inglês, Robert Hooke (1676)

Continue a ler

Astrônomos do Southwest Research Institute Encontram Pela Primeira Vez Moléculas de Água na Superfície dos Asteróides

Cientistas do Southwest Research Institute descobriram, pela primeira vez, utilizando dados do SOFIA¹, moléculas de água na superfície de asteróides. Foram analisados, quatro destes, ricos em silicatos, utilizando um instrumento denominado FORCAST – para isolar as assinaturas espectrais no infravermelho médio, indicando moléculas de água em dois dos quatro asteróides estudados. Um paper foi publicado …

Continue a ler

Mentalidades #01

Mentalidades (jogo-da-velha) será uma sequência intercalada de frases+imagens/gravuras de coisas “do passado” que nos remetem à Ciência.   Sim, é um pouco de saudosismo. Desconheço um termo linguístico que seria mais adequado para tal finalidade. As frases serão transcritas de cientistas ou de anônimos quaisquer. Espero que gostem! 🙂

Continue a ler

2023 Com Recordes Negativos de Temperatura no Hemisfério Norte [SPOILER: Aquecimento Global Antropogênico]

Recordes de calor, recordes de frio, tudo em apenas um ano. Este é o saldo climático no hemisfério norte em 2023. Já se sabe, ao menos, os efeitos que as causam: a emissão de gases de efeito estufa, associadas a desmatamentos provocados por queimadas. E, a natureza, esta continua a dar ela mesma o seu …

Continue a ler

Top 11 Canais do YouTube sobre Ciências, Engenharia e Divulgação Científica

Uma das coisas boas dos tempos atuais é a facilidade da busca por conteúdos sobre a ciência e tudo que está correlacionado. Diferente do passado, onde nossos colegas, mais afortunados, podiam estudar nos Estados Unidos da América, podendo acompanhar, em primeira-mão, nos canais abertos, conteúdo de divulgação científica, ou estar a par das descobertas científicas …

Continue a ler

Segunda-Feira #17: Astro, Ciência & Música

Retomando, aos poucos, o horário de expediente, mais um Astro, Ciência & Música. Com o retorno, mais uma belíssima canção dos jovens rebeldes de Manchester, UK, desejamos a todos(as) os(as) leitores(as), visitantes e colaboradores(as), uma boa semana. Heathen Chemistry album, 2002. Stop Crying Your Heart (Noel Gallagher)   Hold up Hold on Don’t be scared …

Continue a ler

Equações-Desafio 17 – Frequência Fundamental da Corda Vibrante

“A Matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera, como a de uma escultura.“ Bertrand Arthur William Russell – matemático e ensaísta inglês   ____________________________________________________________________ Sabem o que é isto? Vão dando palpites nos comentários… Eu darei a resposta próxima segunda-feira (05/02/24) (os comentários vão sendo …

Continue a ler

A Tabela Cronoestratigráfica do Tempo

O canal ABC Terra produziu este memorável vídeo a respeito da escala cronoestratigráfica da Terra e, principalmente, da natureza que nela habita.   Tal tabela é elaborada pela Comissão Internacional de Estratigrafia [1] (ICS, em inglês), maior e mais antigo órgão científico constituinte da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS). Seu objetivo é definir com …

Continue a ler

Mentalidades

Na história humana, existiram (e, infelizmente, ainda existem) milhares de guerras e conflitos de caráter religioso. Os motivos todos já sabemos. Poderei estar enganado, entretanto, nunca vimos guerras (no seu sentido literal) entre pessoas que acham que o seu cientista preferido é melhor (que o do outro).

Continue a ler

Feliz Natal e Próspero 2024

A todos(as) os(as) leitores(as) do AstroPT, desejamos para você, e sua família, Feliz Natal e um 2024 repleto de paz, saúde, prosperidade e que seja mais um novo ano repleto de descobertas científicas. Boas festividades!

Load more

Verified by MonsterInsights