Astrônomos do Southwest Research Institute Encontram Pela Primeira Vez Moléculas de Água na Superfície dos Asteróides

Cientistas do Southwest Research Institute descobriram, pela primeira vez, utilizando dados do SOFIA¹, moléculas de água na superfície de asteróides. Foram analisados, quatro destes, ricos em silicatos, utilizando um instrumento denominado FORCAST – para isolar as assinaturas espectrais no infravermelho médio, indicando moléculas de água em dois dos quatro asteróides estudados. Um paper foi publicado …

Continue a ler

Mentalidades #01

Mentalidades (jogo-da-velha) será uma sequência intercalada de frases+imagens/gravuras de coisas “do passado” que nos remetem à Ciência.   Sim, é um pouco de saudosismo. Desconheço um termo linguístico que seria mais adequado para tal finalidade. As frases serão transcritas de cientistas ou de anônimos quaisquer. Espero que gostem! 🙂

Continue a ler

2023 Com Recordes Negativos de Temperatura no Hemisfério Norte [SPOILER: Aquecimento Global Antropogênico]

Recordes de calor, recordes de frio, tudo em apenas um ano. Este é o saldo climático no hemisfério norte em 2023. Já se sabe, ao menos, os efeitos que as causam: a emissão de gases de efeito estufa, associadas a desmatamentos provocados por queimadas. E, a natureza, esta continua a dar ela mesma o seu …

Continue a ler

Top 11 Canais do YouTube sobre Ciências, Engenharia e Divulgação Científica

Uma das coisas boas dos tempos atuais é a facilidade da busca por conteúdos sobre a ciência e tudo que está correlacionado. Diferente do passado, onde nossos colegas, mais afortunados, podiam estudar nos Estados Unidos da América, podendo acompanhar, em primeira-mão, nos canais abertos, conteúdo de divulgação científica, ou estar a par das descobertas científicas …

Continue a ler

Segunda-Feira #17: Astro, Ciência & Música

Retomando, aos poucos, o horário de expediente, mais um Astro, Ciência & Música. Com o retorno, mais uma belíssima canção dos jovens rebeldes de Manchester, UK, desejamos a todos(as) os(as) leitores(as), visitantes e colaboradores(as), uma boa semana. Heathen Chemistry album, 2002. Stop Crying Your Heart (Noel Gallagher)   Hold up Hold on Don’t be scared …

Continue a ler

Equações-Desafio 17 – Frequência Fundamental da Corda Vibrante

“A Matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera, como a de uma escultura.“ Bertrand Arthur William Russell – matemático e ensaísta inglês   ____________________________________________________________________ Sabem o que é isto? Vão dando palpites nos comentários… Eu darei a resposta próxima segunda-feira (05/02/24) (os comentários vão sendo …

Continue a ler

A Tabela Cronoestratigráfica do Tempo

O canal ABC Terra produziu este memorável vídeo a respeito da escala cronoestratigráfica da Terra e, principalmente, da natureza que nela habita.   Tal tabela é elaborada pela Comissão Internacional de Estratigrafia [1] (ICS, em inglês), maior e mais antigo órgão científico constituinte da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS). Seu objetivo é definir com …

Continue a ler

Mentalidades

Na história humana, existiram (e, infelizmente, ainda existem) milhares de guerras e conflitos de caráter religioso. Os motivos todos já sabemos. Poderei estar enganado, entretanto, nunca vimos guerras (no seu sentido literal) entre pessoas que acham que o seu cientista preferido é melhor (que o do outro).

Continue a ler

Feliz Natal e Próspero 2024

A todos(as) os(as) leitores(as) do AstroPT, desejamos para você, e sua família, Feliz Natal e um 2024 repleto de paz, saúde, prosperidade e que seja mais um novo ano repleto de descobertas científicas. Boas festividades!

Discussões falsas

Depois de ter alertado para a desinformação vinda da Rússia e da Coreia do Norte, agora o Departamento de Estado dos EUA alerta para uma vasta campanha, que custa muitos bilhões de dólares, realizada pelo governo Chinês de modo a promover notícias falsas e discussões fúteis nas redes sociais, com o objetivo de fomentar a …

Continue a ler

Load more

Verified by MonsterInsights